O blog Direito & Políticas Humanitárias aprecia as contribuições de colaboradores comprometidos a estimular o debate sobre o Direito Internacional Humanitário e a ação humanitária.

Enviar um texto

Recomendamos que você siga as seguintes diretrizes:

Extensão. Os textos devem conter entre 1.200 e 1.500 palavras (salvo se definido de outro modo com os editores)

Estilo e estrutura do blog. Este é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um texto. Por favor, consulte as recomendações abaixo sobre como escrever um texto.

Biografia. Forneça uma breve biografia (100 palavras, no máximo) que inclua seu cargo atual e afiliação, além de uma foto para nossa página de Colaboradores

Apresentação. Envie seu texto em um documento Word, junto com seu CV, para a diretora executiva, Elizabeth Rushing: erushing@icrc.org ou gva_humanitarianlawpolicyblog@icrc.org

Escrever um texto (diretrizes)

Blogs são um espaço sem igual para transmitir seu ponto de vista com concisão, no momento certo e de modo significativo. Para maximizar a eficácia de seu texto no blog, recomendamos que você escreva levando em conta os seguintes aspectos:

✓ Título. É crucial. Identifique de imediato o assunto de seu texto de modo claro e conciso. O título determina se uma pessoa vai ler seu texto. Ele aparece no assunto de e-mails, em resultados de pesquisas no Google e em publicações nas redes sociais. Deve ser curto, claro e interessante – cerca de 40 a 80 caracteres, e nunca mais de 110 caracteres.

✓ Resumo. Indica você e seu ponto de vista para o leitor. Em itálico, costuma conter dois parágrafos: o primeiro “constrói as bases”: qual é a situação/o contexto de seu argumento? O segundo parágrafo inclui seu nome, afiliação e principal conclusão.

✓ Primeiro parágrafo (lide). Qual o seu argumento? Por que alguém deveria ler este texto? Apresente seu principal argumento e prenda a atenção do leitor imediatamente. Esta é sua oportunidade de explicar para um público muito ocupado por que eles devem reservar um tempo para ler seu texto. Basicamente, sua conclusão aparece em primeiro lugar.

✓ Formato. Use parágrafos curtos, subtítulos significativos e evite frases longas. O objetivo é que seu texto seja o mais claro possível para o público, sem perder a profundidade. Se seu texto contém mais de um único argumento principal, considere dividi-lo em seções com títulos ou enviar uma série de textos sobre o mesmo assunto.

✓ Corpo. Escreva de forma clara, concisa e envolvente, embasando seu argumento com evidências e nuances.

✓ Links / Notas de rodapé. Ao declarar fatos ou mencionar outros pensadores, cite a fonte. Use links sempre que possível e só recorra às notas de rodapé se for necessário.

✓ Siglas e jargões. Explique as siglas e evite os jargões.

Nosso público

Nosso blog é direcionado para públicos especializados que estão preocupados com questões do Direito Internacional Humanitário e da ação humanitária. Entre nossos leitores, espalhados pelo mundo inteiro, há advogados do governo, formuladores de políticas, membros da comunidade diplomática, acadêmicos, atores armados, think tanks, ONGs, organizações intergovernamentais, profissionais do CICV e do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, bem como outras partes interessadas.

Nossa política editorial

O texto proposto deve se enquadrar no escopo do assunto do blog e ter um estilo adequado ao público do blog. Deve ser rigoroso, fundamentado em evidências, envolvente e interessante.

O texto proposto não deve:

  • Ter como principal objetivo solapar o CICV e o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;
  • Conter alegações ou informações que possam colocar em risco a segurança de colaboradores do CICV ou as operações no terreno,
  • Ter como principal objetivo denunciar uma parte em conflito.

Todos os colaboradores do blog devem tomar nota e seguir a política editorial do blog. A equipe editorial reserva-se o direito de recusar um texto proposto que não siga a linha editorial do blog.

Nosso processo de revisão e edição

Revisão. Todos os textos são revisados quanto à qualidade e à clareza e devem estar em linha com a nossa política editorial. A revisão é feita por especialistas no assunto, que podem ser internos ou externos, dependendo do texto.

Edição. Quando um texto é aceito, nossa equipe editorial pode fazer alterações de linguagem, conteúdo e estrutura para melhorar a legibilidade e para que o texto seja coerente com nossas diretrizes editoriais. Uma vez editado, enviaremos seu texto para que você possa verificá-lo. Pedimos que você use o recurso Controlar alterações para todas as mudanças e comentários. Devido à natureza oportuna de um texto no blog, nossa equipe editorial pode pedir que você aprove as edições rapidamente. Em raras ocasiões, outras edições podem ser feitas depois da publicação.

Comentários

Recomendamos que você participe e compartilhe suas ideias na seção Comentários dos textos do blog, nas redes sociais e em outros canais. Valorizamos a sinceridade e diferentes perspectivas, mas nos reservamos o direito de rejeitar comentários que contenham:

  • Declarações ofensivas contra uma cultura, raça, religião ou um gênero;
  • Linguagem abusiva, raiva, ódio, violência ou pornografia;
  • Informações pessoais (que não sejam suas), como nomes, endereços ou números de telefone;
  • Comentários depreciativos ou ameaçadores sobre o CICV e nossa equipe;
  • Marketing de terceiros, como links para sites de terceiros;
  • Comentários sem relevância para o assunto em questão

Para garantir que isso seja respeitado, a equipe editorial recebe os comentários antes que eles apareçam em um artigo.

Aviso legal

Os textos e as discussões no blog Direito e Políticas Humanitárias não podem ser interpretados como um posicionamento do CICV, nem seu conteúdo equivale a uma política formal ou doutrina, a menos que especificamente indicado.

Licença

Todos os materiais no blog Direito e Políticas Humanitárias são publicados ao abrigo da seguinte licença:Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0)