Laurent Gisel
Laurent Gisel é diretor da Unidade de Armamentos e Condução de Hostilidades da Divisão Jurídica do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Genebra. Ele dirige a elaboração e divulgação das estratégias e atividades do CICV para reafirmar, esclarecer e fortalecer o Direito Internacional Humanitário em relação às armas que geram preocupação humanitária, às novas tecnologias de guerra e à condução das hostilidades.
Desde 2008, Laurent passou por vários cargos na Divisão Jurídica do CICV, como assessor jurídico de operações, assessor jurídico sênior e líder da equipe cibernética. De 2013 a 2020, foi o titular do arquivo sobre as normas que regem a condução de hostilidades de acordo com o Direito Internacional Humanitário, como sua aplicação durante a guerra urbana, operações cibernéticas e operações no espaço exterior, e ele publica periodicamente textos sobre isso.
Laurent começou sua carreira no CICV em 1999 e passou por vários cargos em áreas de conflito, em Israel e nos Territórios Ocupados, na Eritreia e no Afeganistão, além de ter sido vice-chefe de delegação no Nepal. Foi assessor diplomático da Presidência do CICV de 2005 a 2008. Antes do CICV, Laurent tornou-se advogado em Genebra e trabalhou no Tribunal de Direito Público e Administrativo do cantão de Vaud. É formado em Direito pela Universidade de Genebra e mestre em Direito Internacional pelo Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais (Genebra, Suíça).
Textos do colaborador
Proteger a população civil de ameaças digitais: quatro tendências preocupantes e recomendações para enfrentá-las
13 mins read Análise / Novas tecnologias Cordula Droege, Laurent Gisel, Tilman Rodenhäuser & Joelle Rizk